quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lição de casa: como agir na hora de ajudar os filhos?

Você sabe qual a importância da lição de casa para o seu filho e sabe ajudá-lo na medida certa? Muitas vezes, na hora de fazer a tarefa de casa, não é só as crianças que se enchem de dúvidas, mas os pais também. Afinal, qual a melhor maneira de participar da educação sem interferir no papel da escola?

Ensinar tudo, fazer a tarefa por eles, corrigir quando algo estiver errado, deixar que eles façam os exercícios sozinhos. Para psicólogos e pedagogos, nenhuma dessas opções é a ideal quando o assunto é a ajuda dos pais, apesar de elas parecerem ser as mais atrativas diante de tantas outras preocupações que rondam a cabeça dos adultos, todos os dias.

A psicóloga Luciana Fevorini explica que a lição de casa é, antes de tudo, um compromisso da criança com a escola e que, portanto, é de responsabilidade deles. “Os pais não devem fazer a tarefa dos filhos nem com eles do lado nem sem eles. Mas devem sempre estar à disposição quando surgirem dúvidas ou quando precisarem de indicações de livros e saber como pesquisar na internet, por exemplo”, diz.

Ou seja, toda a ajuda tem que ter limite. Mas também não adianta achar que eles saberão criar a responsabilidade de fazer as tarefas sozinhos, porque, geralmente, não vão. Pelo menos não até os 9 ou 10 anos de idade, explica Luciana. “A supervisão dos pais é fundamental. A família tem que se interessar pelo que a criança está fazendo ou aprendendo. E tem que observar, também, se a escola está cumprindo o seu papel”, afirma.

Quer saber, então, como ajudar? Pergunte sempre aos seu filhos pelas tarefas de casa, procure saber se elas estão sendo feitas, conheça o que a criança está aprendendo e, caso não saiba ajudar, oriente-a a pedir ajuda ao professor.

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Dar a resposta atrapalha evolução do aprendizado
Um dos erros mais cometidos pelos pais, inclusive pelos mais zelosos na educação dos filhos, é achar que o aluno deve levar de volta para a escola as tarefas feitas da forma correta.

“Mas é preciso entender que o erro faz parte da aprendizagem, e que cabe ao professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos erros também”, explica o pedagogo Edson Pantaleão Alves.

Portanto, mascarar as respostas dando a alternativa correta ao filho ou dizendo como escrever uma palavra da maneira certa sem orientá-lo pode significar um prejuízo e não um benefício à educação escolar da criança.

Diferenças
A psicóloga Luciana Fevorini explica que existem três tipos básicos de lição de casa e que cada uma tem seus objetivos: a sistematizadora, que ajuda o aluno a reforçar em casa o que foi aprendido na escola; a preparatória, que introduz um novo tema a ser trabalhado na sala de aula; e a de aprofundamento, que incentiva o aluno a ir além do que foi aprendido.

“Em todos os casos, o princípio fundamental é dar autonomia ao aluno. É com a lição de casa que ele pode desenvolver o aprendizado e entender que esse aprendizado é de sua responsabilidade”, diz.

Aprenda a ensinar

Importância. A lição de casa é um momento de aprendizado da criança com ela mesmo, e serve para que verificar se ela aprendeu o conteúdo. Se o pai corrige uma tarefa, por exemplo, dá uma informação errada para o professor que a solicitou

Acompanhe. Os pais devem acompanhar a realização das tarefas, mas não devem interferir no conteúdo. Se viu que a tarefa está malfeita, não corrija. A escola é que vai ajudar a criança e ensinar a ela o que é o certo

Exceção. A regra não se aplica, porém, a crianças com problemas diagnosticados de concentração e aprendizagem

Participe. Ficar ao lado da criança enquanto ela faz a tarefa é importante principalmente nos primeiros anos escolares.

Oriente. Em vez de dizer o que está errado na tarefa, oriente seu filho a reler o que foi escrito ou o que foi pedido no enunciado da questão, por exemplo. Quando surgirem dúvidas, ensine a ele onde é possível encontrar a resposta

Quantidade. Se a criança diz nunca ter tarefas de casa, desconfie e procure a escola para saber o que está acontecendo. Mas se a quantidade for exagerada, também vale pedir orientação escolar

Professor. Acompanhe o trabalho do professor e verifique se ele está atento ao aprendizado do seu filho, corrigindo as tarefas demandadas em sala de aula ou no próprio caderno do aluno

Teimosia. Se a criança insiste em não fazer as tarefas, procure entender os motivos e converse com a escola. Obrigar nem sempre é o melhor caminho, porque o importante é tornar o aluno independente no aprendizado, ou seja, ensiná-lo a aprender sozinho.

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