quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PROJETO "HORTA NA ESCOLA"







Dando continuidade ao nosso projeto "Horta na Escola".Os alunos da Educação Infantil e Fundamental I fizeram, dia 27/08 o replantio das mudas de alface crespa, alface roxa, alface lisa, alface americana e chicória.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

 
 
TOP GIFS para Orkut

MURAIS TEMÁTICOS -25 DE AGOSTO "DIA DO SOLDADO"

 
 
 
 
 
 
Mural produzido pelo maternal
 
 

 
Mural produzido pela classe do jardim I
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
Atividades produzido pela classe do jardim I
 
 
 
 
Mural produzido pela classe do jardim II
 
 
 


Mural produzido pela classe do 1º ano A
 
 
 

 
Mural produzido pela classe do 1º ano B
 
 
 
 
 
 Mural produzido pela classe do 2º ano A
 
 
 
 
Mural produzido pela 2º ano B 
 
 
 
 
 
 


TIRO DE GUERRA FAZ UMA APRESENTAÇÃO PARA OS ALUNOS DO I.P.E.

 
 








dia do soldado


O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
 
 

Sobre o Soldado

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

Carreira de Soldado

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lição de casa: como agir na hora de ajudar os filhos?

Você sabe qual a importância da lição de casa para o seu filho e sabe ajudá-lo na medida certa? Muitas vezes, na hora de fazer a tarefa de casa, não é só as crianças que se enchem de dúvidas, mas os pais também. Afinal, qual a melhor maneira de participar da educação sem interferir no papel da escola?

Ensinar tudo, fazer a tarefa por eles, corrigir quando algo estiver errado, deixar que eles façam os exercícios sozinhos. Para psicólogos e pedagogos, nenhuma dessas opções é a ideal quando o assunto é a ajuda dos pais, apesar de elas parecerem ser as mais atrativas diante de tantas outras preocupações que rondam a cabeça dos adultos, todos os dias.

A psicóloga Luciana Fevorini explica que a lição de casa é, antes de tudo, um compromisso da criança com a escola e que, portanto, é de responsabilidade deles. “Os pais não devem fazer a tarefa dos filhos nem com eles do lado nem sem eles. Mas devem sempre estar à disposição quando surgirem dúvidas ou quando precisarem de indicações de livros e saber como pesquisar na internet, por exemplo”, diz.

Ou seja, toda a ajuda tem que ter limite. Mas também não adianta achar que eles saberão criar a responsabilidade de fazer as tarefas sozinhos, porque, geralmente, não vão. Pelo menos não até os 9 ou 10 anos de idade, explica Luciana. “A supervisão dos pais é fundamental. A família tem que se interessar pelo que a criança está fazendo ou aprendendo. E tem que observar, também, se a escola está cumprindo o seu papel”, afirma.

Quer saber, então, como ajudar? Pergunte sempre aos seu filhos pelas tarefas de casa, procure saber se elas estão sendo feitas, conheça o que a criança está aprendendo e, caso não saiba ajudar, oriente-a a pedir ajuda ao professor.

FAÇA UM TESTE AQUI E SAIBA SE VOCÊ SABE AJUDAR SEU FILHO NA LIÇÃO DE CASA

Dar a resposta atrapalha evolução do aprendizado
Um dos erros mais cometidos pelos pais, inclusive pelos mais zelosos na educação dos filhos, é achar que o aluno deve levar de volta para a escola as tarefas feitas da forma correta.

“Mas é preciso entender que o erro faz parte da aprendizagem, e que cabe ao professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos erros também”, explica o pedagogo Edson Pantaleão Alves.

Portanto, mascarar as respostas dando a alternativa correta ao filho ou dizendo como escrever uma palavra da maneira certa sem orientá-lo pode significar um prejuízo e não um benefício à educação escolar da criança.

Diferenças
A psicóloga Luciana Fevorini explica que existem três tipos básicos de lição de casa e que cada uma tem seus objetivos: a sistematizadora, que ajuda o aluno a reforçar em casa o que foi aprendido na escola; a preparatória, que introduz um novo tema a ser trabalhado na sala de aula; e a de aprofundamento, que incentiva o aluno a ir além do que foi aprendido.

“Em todos os casos, o princípio fundamental é dar autonomia ao aluno. É com a lição de casa que ele pode desenvolver o aprendizado e entender que esse aprendizado é de sua responsabilidade”, diz.

Aprenda a ensinar

Importância. A lição de casa é um momento de aprendizado da criança com ela mesmo, e serve para que verificar se ela aprendeu o conteúdo. Se o pai corrige uma tarefa, por exemplo, dá uma informação errada para o professor que a solicitou

Acompanhe. Os pais devem acompanhar a realização das tarefas, mas não devem interferir no conteúdo. Se viu que a tarefa está malfeita, não corrija. A escola é que vai ajudar a criança e ensinar a ela o que é o certo

Exceção. A regra não se aplica, porém, a crianças com problemas diagnosticados de concentração e aprendizagem

Participe. Ficar ao lado da criança enquanto ela faz a tarefa é importante principalmente nos primeiros anos escolares.

Oriente. Em vez de dizer o que está errado na tarefa, oriente seu filho a reler o que foi escrito ou o que foi pedido no enunciado da questão, por exemplo. Quando surgirem dúvidas, ensine a ele onde é possível encontrar a resposta

Quantidade. Se a criança diz nunca ter tarefas de casa, desconfie e procure a escola para saber o que está acontecendo. Mas se a quantidade for exagerada, também vale pedir orientação escolar

Professor. Acompanhe o trabalho do professor e verifique se ele está atento ao aprendizado do seu filho, corrigindo as tarefas demandadas em sala de aula ou no próprio caderno do aluno

Teimosia. Se a criança insiste em não fazer as tarefas, procure entender os motivos e converse com a escola. Obrigar nem sempre é o melhor caminho, porque o importante é tornar o aluno independente no aprendizado, ou seja, ensiná-lo a aprender sozinho.

CARTÕES PARA O DIA DOS PAIS


       
[jo09.gif]





      
Maternal




Jardim I




Jardim II



2º ano A



2º ano B



LEMBRANCINHA PARA O DIA DOS PAIS








sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PAINEL TEMÁTICO "DIA DOS PAIS"



  












Painel produzido pela classe do maternal





Painel produzido pela classe do jardim I






Painel produzido pela classe do jardim II








Painel produzido pela classe do 1º ano A






Painel produzido pela classe do 1º ano  B






Painel produzido pela classe  do 2º ano A






Painel produzido pela classe do 2º ano B







DIA DOS PAIS



Ser pai é torcer para que seu filho faça um gol de placa;
É vibrar ao ver a cesta no basquete que ele marca;
Ser pai é segurar  a mão;
É ter força para levantá-lo se ele cair ao chão;
Ser pai é ajudar no dever de matemática;
Auxiliar na gramática, é fazer parte da temática em que você usa capa;
Tem super poderes e da terra é a salvação.
É não ter vergonha de chorar na apresentação da escola;
É saber dar um puxão de orelha quando ele cola;
Enfim, para ser pai é preciso ter muito preparo para pura emoção;
É com grande carinho que a família I.P.E. leva a todos os papais esta felicitação.

PARABÉNS PELO SEU DIA, GRANDE PAIZÃO!!!!!!!!!!